MEU PAI JOSÉ FRANCISCO DE MELO CAVALCANTI SEMPRE FOI PARA MIM, UM EXEMPLO DE AMIGO, ORIENTADOR E DE INEXCEDÍVEL LEALDADE A PERNAMBUCO, AOS SEUS AMIGOS E À FAMÍLIA.

BACHAREL EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE, PREFEITO DE MACAPARANA, DEPUTADO ESTADUAL VÁRIAS VEZES, PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LIGISLATIVA, PROCURADOR FISCAL DO ESTADO, ALÉM DE VÁRIOS OUTROS CARGOS E MISSÕES, GOSTAVA DE AFIRMAR QUE SEU MAIOR TÍTULO ERA SER ZÉ FRANCISCO. E, NO MEIO DE UMA BOA GARGALHADA DIZIA “COMIGO NÃO TEM LADEIRA, SÓ TEM CHÔ OU ENTÃO “SÓ QUERIA QUE OS AMIGOS ME TIVESSEM, COMO EU TENHO AOS AMIGOS NA LEMBRANÇA”. DOTADO DE EXTRAORDINÁRIA MEMÓRIA E SÓLIDA CULTURA, AMAVA AS COISAS SIMPLES DA TERRA, E AS TRADIÇÕES DA VIDA RURAL. OS SEUS MELHORES AMIGOS E AFILHADOS SEMPRE DIZIAM QUE A BOA HORA DE VÊ-LO ERA QUANDO TINHAM UM GRANDE PROBLEMA. AÍ O VELHO ZÉ CHEGAVA INTEIRO.  JAMAIS FARRAPAVA COM NINGUÉM, EXPRESSÃO QUE ELE REPETIA SEMPRE DE PEITO CHEIO COM A ALEGRIA BRILHANTE QUE BROTAVA DA INTEIREZA DE SEU CARÁTER.

HOMEM AUSTERO, DE ELEVADO ESPÍRITO PÚBLICO, DETESTAVA AS SITUAÇÕES CÔMODAS E A INUTILIDADE DE VIDAS SEM CONTEÚDO SOCIAL E HUMANO.

AFIRMATIVO, COERENTE, COMUNICAVA-SE COM TODOS, SEMPRE PROCURANDO AJUDAR A CORRIGIR RUMOS E MOSTRAR O CAMINHO QUE LHE PARECIA CORRETO. NÃO TINHA MEDO DA ADVERSIDADE. SEMPRE REMAVA CONTRA A CORRENTEZA DAS CONQUISTAS FÁCEIS E OPORTUNISTAS, BRIGANDO POR SEUS IDEAIS.

TINHA A FIBRA DOS GRANDES GUERREIROS E O ORGULHO DE SEMPRE DIVIDIR SUAS CONQUISTAS. SOLIDÁRIO NAS HORAS DIFÍCEIS, FAZIA QUESTÃO DE FALAR DE FORMA PERMANENTE DA SUA DISPONIBILIDADE PARA SERVIR AO PRÓXIMO, SEM JAMAIS SE SERVIR. CULTUAVA A SACRALIDADE DA COISA PÚBLICA, O RESPEITO AOS MANDATOS QUE O POVO LHE CONCEDEU VÁRIAS VEZES, ATUANDO COM DESTEMOR E OUSADIA NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS, E PROCURANDO APOIAR AS REINVINDICAÇÕES DO SEU POVO, AJUDANDO A CONSTRUIR CAMINHOS E MATERIALIZAR ESPERANÇAS.

ASSIM SEMPRE FOI O VELHO ZÉ FRANCISCO “O MATUTO DE MACAPARANA”. UM HOMEM PLURAL-VERTICAL. SÉRIO. PROFUNDAMENTE HUMANO, EMBORA O JEITÃO DE MATUTO FORTE ÀS VEZES SURPREENDESSE OS QUE NÃO O CONHECIAM DE PERTO.

SEU GOSTO PELA TRANSPARENCIA NA VIDA PESSOAL E PÚBLICA, SEU CARÁTER DE HOMEM DE BEM, SEU ESPÍRITO DE CONSTRUTOR E VENCEDOR DE DESAFIOS, TORNA SUA LEMBRANÇA HOJE QUANDO COMPLETA 100 ANOS DE SEU NASCIMENTO, UM AGRADÁVEL E PEDAGÓGICO RECORDAR. SEU EXEMPLO HONRA O PARLAMENTO DE PERNAMBUCO, ESTIMULANDO A TODOS NÓS A BUSCA MARCANTE DOS SEUS FEITOS E AS LIÇÕES DOS SEUS EXEMPLOS.

DO FILHO JOAQUIM FRANCISCO (EX-GOVERNADOR DE PERNAMBUCO E EX-PREFEITO DO RECIFE)